RELATÓRIO E CONTAS 2016

Gestores

05 António Martins da Costa

I) EDP DISTRIBUIÇÃO

- Melhor qualidade de serviço de sempre na rede de distribuição: Tempo de Interrupção Equivalente de 52 minutos.
- Terceiro ano consecutivo de diminuição das perdas de energia.
- Arranque do processo de digitalização da rede, com 450.000 EDP Boxes instaladas, digitalização das operações dos postos de transformação, da gestão de ativos e da relação com o cliente.
- Revisão do contrato de iluminação pública com as autarquias, prevendo a instalação de LEDs.
- Início das operações do Centro de Supervisão da EDPD, focado na gestão da fraude, na coordenação das operações no terreno e na gestão da informação crítica da rede.

II) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (DSI)

- Início da operacionalização do Plano 2020 de transformação digital da EDP.
- Criação de novas áreas de competência tecnológica: Automação de Tis, Outsystems, Integração e Big Data & Analytics.
- Criada a função de Cloud Portfolio Manager.
- Operacionalização do CyberRange – arena de treino de cibersegurança – e melhoria do rating Bitsight de segurança externa nos sistemas.
- Lançamento do primeiro piloto da Segunda Velocidade em Gestão Aplicacional, com a criação do centro de competências ÁGIL e a operacionalização da biblioteca de APIs na cloud.

III) EDP VALOR

- Redução dos custos operacionais em 4%, o melhor resultado dos últimos 7 anos.
- Melhoria dos índices de satisfação dos clientes empresas EDP com os serviços prestados pela Valor.
- Alargamento da atividade: do Hire-to-Retire à Ibéria; dos Riscos Seguráveis ao nível mundial; dos Serviços de Tesouraria (Record-to-Report) aos EUA.

IV) DDO

- Avanço do Programa Digital Step, nas suas três vertentes: Digital.doc (documentos), Digital.bpm (processos), Digital.Org (organização).
- Aprovação da nova política corporativa de Gestão de Processos.
- Início da operacionalização das ferramentas digitais Digital.doc (base FileNet) e Fast.bpm (base Bizagi).

V) EDP GÁS

- Aquisição das participações da Portgás detidas pelos municípios (2.7%), passando a EDP Gás a ser detentora de 100% da Portgás.
- Chegada de gás ao concelho de Caminha e Road Show pelas autarquias da concessão.
- Lançamento do Plano Estratégico Gás 2020.
- Submetido o PDIRD de Gás 2017-2021.

VI) PROVEDORIA DE ÉTICA

- Manutenção, pelo quinto ano consecutivo, da EDP na lista das World Most Ethical Companies, elaborada pelo Ethisphere Institute.
- Melhoria do Índice Corporativo de Desempenho Ético, Ethicis.
- Aprovação do Código de Conduta para a Alta Direção e Senior Financial Officers.
- Adesão ao Compromisso de Pagamento Pontual da ACEGE.
- Formação em ética de 600 chefias intermédias (Tone at the Middle).

PRIORIDADES PARA 2017

i) EDP Distribuição
- Executar o plano de investimentos na rede, incluindo instalação de 600.000 EDP Boxes e 120.000 luminárias LED.
- Projeto Jump de modernização dos sistemas de informação do operador de rede.
- Preparar o novo período regulatório e construir a solução equilibrada de renovação de concessões de BT.

ii) Sistemas de informação (DSI)
- Prosseguir com o Plano de Transformação Digital da EDP.
- Executar o grande volume de projetos de TI, em particular dos mais estruturantes.

iii) EDP Valor
- Reduzir custos em 3%.
- Aumentar a satisfação dos clientes colaboradores com os serviços da Valor.
- Alargar o âmbito de atuação da plataforma dentro do Grupo.

iv) DDO
- Concretização das ferramentas digitais, nomeadamente com o lançamento da wave 0 do projecto Digital.doc.
- Formar e dinamizar as UNs nas novas políticas de gestão da organização e de gestão de processos.

v) EDP Gás
- Cada vez maior orientação para a excelência operacional, com foco na disciplina do CAPEX e OPEX e na gestão da mobilidade das equipas no terreno.
- Integração de novas funcionalidades no Centro de Telecontrolo.

vi) Provedoria de Ética
- Melhoria da gestão do risco ético e reputacional.

© EDP 2017