RELATÓRIO E CONTAS 2016

Gestores

07 Miguel Stilwell de Andrade

EDP ESPANHA

Globalmente, o ano de 2016 correu muito bem em Espanha nas várias áreas de negócio (geração, distribuição elétrica, gás e também na área comercial).

O ano foi marcado por (i) um aumento da procura elétrica e de gás pelo segundo ano consecutivo, (ii) queda forte da procura residual térmica, (iii) preços da pool com elevada volatilidade pelo aumento da produção das energias renováveis, (iv) aumento significativo dos preços dos combustíveis fósseis, sobretudo o carvão, (v) aumento da intensidade competitiva na área comercial (vi) eliminação do défice tarifário anual e por isso um enquadramento regulatório mais estável e previsível, (vii) manutenção dos impactos negativos de taxas e impostos sobre a geração.

Apesar deste contexto complicado, foi possível capitalizar sobre oportunidades que surgiram ao longo do ano e obter resultados económicos acima das expectativas. O EBITDA atingiu 500 €M e teve um aumento do 17% sobre o ano anterior, principalmente devido aos bons resultados da margem de intermediação na geração e à melhoria significativa da remuneração regulatória da distribuição elétrica.

Na geração, mantivemos o foco na disponibilidade e flexibilidade das nossas centrais. Adicionalmente, executámos o investimento ambiental de deNOx na central de Aboño 2.

Na distribuição de eletricidade, tivemos o melhor ano de sempre em qualidade de serviço técnico (24 minutos TIEPI) e continuamos a ser a referência em Espanha. Estamos a acrescentar maior inteligência às nossas redes através do projeto InovGrid, tendo mais de 500 mil contadores inteligentes já instalados na zona das Astúrias (mais de 80% dos nossos clientes na região). Na distribuição de gás, aumentámos os pontos de consumo e o gás distribuído, e continuamos a ser a referência em excelência operacional.

Num contexto de forte competitividade, fomos líderes na comercialização dual com mais de 2,2 milhões de contratos. Em B2C, fomos eleitos pelos consumidores como a comercializadora elétrica líder em satisfação do cliente. Em B2B mantivemos uma cobertura eficiente da produção e a otimização da carteira de clientes.

ÁREA COMERCIAL PORTUGAL

O ano de 2016 foi caraterizado pela manutenção da liderança do Grupo EDP no mercado livre de Energia e pelo crescimento das atividades de Serviços. Terminámos o ano com cerca de 4 milhões de clientes de eletricidade e 600 mil clientes de gás natural. A Energia Solar EDP foi responsável por 85% de todos os sistemas de autoconsumo para o segmento residencial instalados em Portugal, e o Funciona, com uma base de clientes que cresceu 60% para 200 mil contratos, reforçou a sua proposta de valor. Continuamos a desenvolver serviços inovadores como a Auditoria Remota de eficiência energética, que é realizada através da linha de apoio ao cliente, e a Casa Inteligente que associa a produção de energia solar, o seu armazenamento em baterias de lítio, a mobilidade elétrica e o Re:dy que faz a gestão da energia e dos equipamentos na casa dos clientes.

Na área de Empresas, adequámos a nossa abordagem comercial ao aumento da intensidade competitiva deste segmento com o reforço das ofertas combinadas de energia e de serviços de eficiência energética. Aumentámos o volume de negócios face a 2015 e nossa quota no mercado de eletricidade B2B em 3 p.p., tendo beneficiado de mais liberalização no segmento Estado, ao qual fornecemos 49% da energia que consome, e do aumento da quota nas PMEs para 62% em numero de instalações. Na área de serviços de energia, continuámos a aposta no solar fotovoltaico para empresas, na prestação de serviços técnicos a unidades industriais e no crescimento no mercado Espanhol onde, este ano, aumentámos em 40% o volume de negócios.

Em 2016, promovemos várias iniciativas que, pensamos, terão um impacto significativo na construção de um relacionamento ainda mais próximo dos nossos clientes. Lançámos uma nova fatura com uma linguagem clara e mais intuitiva e criámos o Helpcentre online, que simplifica o esclarecimento das questões dos clientes; continuamos a investir nos sistemas comerciais, na melhoria dos processos e obtivemos, na área comercial em Portugal, a certificação em qualidade ISO 9001:2015.

AS PRIORIDADES PARA 2017

Em 2017 queremos, na área comercial, continuar a desenvolver e a promover ofertas integradas de energia e serviços, diferenciadoras, alinhadas com as necessidades dos segmentos e que promovam o posicionamento de inovação da EDP, num mercado cada vez mais competitivo.

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